Ao longo do III trimestre, os alunos da turma 6ºA tiveram a oportunidade de estudar aspectos relacionados à Grécia Antiga: economia, cultura e sociedade. O trabalho foi desenvolvido com leituras, pesquisas e apreciação de dois filmes: "Tróia" e "P.J. e o ladrão de raios". Para o fechamento dos estudos, os alunos foram convidados a realizar teatros e a caracterização de deuses gregos escolhidos por eles. Tal atividade possibilitou aprimorar a criatividade e o espírito artístico, características estas bem presentes na turma.
Os alunos dos 9º anos, pesquisaram para que servem alguns elementos químicos e de onde se pode extraí-los. Com esses dados em mãos e com muita criatividade os alunos demonstraram o que aprenderam com a pesquisa, através da criação de animações envolvendo o que mais chamou atenção no estudo do elemento químico. Ao final do trabalho, os alunos apresentaram histórias cientificamente engraçadas, de sua própria autoria, construídas no software Impress. Confira o resultado desse trabalho:
Com o tema sustentabilidade em pauta nas aulas, os alunos da turma 2ºA discutiram e realizaram algumas atividades de reflexão sobre a influência das propagandas e rótulos no consumo de produtos, descobrindo, assim, estratégias usadas para conquistar consumidores. Uma dessas atividades foi a autoria de videcomerciais, onde eles mesmos criaram o roteiro, produziram e atuaram.
Professora da turma 2ºA: Mari Rosane Aquino Reis Professora do LIE: Elisabete Bianchi
Os alunos das turmas 8º ano realizaram um projeto de implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente, da UBS, junto da professora Elisa. Durante o projeto os alunos tiveram vivências diversificadas, como a criação de jogos sobre sexualidade, cuidar de um ovo como se fossem seu filho durante uma semana, registrando em um diário 3 vezes ao dia o que fizeram com ele, e criação de paródias musicais sobre drogas. Na criação dos jogos os alunos puderam tirar dúvidas e desmistificar alguns tabus sobre sexualidade. Cuidando de um ovo os alunos descobriram as dificuldades de se criar um filho na adolescência, relatando suas conclusões em uma redação. As paródias criadas expressam como os alunos encaram o assunto drogas, anteriormente estudado através de leituras discussões, pesquisas e apresentações sobre os efeitos dos diferentes tipos de drogas.
O desenvolvimento do trabalho foi relatado em vídeo por alguns alunos e pela Profª Elisa:
Professora de Ciências: Elisa Verona Professora do LIE: Rosangela Rech de Oliveira (paródias) Professora do LIE: Elisabete Bianchi (vídeo)
Na busca pelo envolvimento dos alunos da turma 7ºA para com a sua aprendizagem em geografia criou-se uma atividade digital onde o aluno relaciona os estados e as regiões brasileiras com o futebol.
Regiões do Brasil e os times de futebol http://www.4shared.com/file/hc2KpAmv/brasil_regioes_futebol.html E através de um questionário em formato de hipertexto, que elucida os problemas ambientais das regiões brasileiras, os alunos puderam mais facilmente compreender o conteúdo.
Hipertexto: Problemas regionais do Brasil http://www.4shared.com/file/cX95-RXW/brasil_regioes_problemas_hiper.html Esses dois objetos de aprendizagem foram elaborados pelo professor de geografia, Diogo Bristot. O uso de objetos de aprendizagem criados pelo próprio professor, especialista na área e conhecedor das necessidades de seus alunos, facilitam o processo de aprendizagem. Parabéns à turma por ter alcançado os objetivos e ao professor pela iniciativa, criatividade e resultados!
Professor de Geografia: Diogo Bristot Professora do LIE: Elisabete Bianchi
Durante este trimestre os alunos do 6ºB continuaram a trabalhar o projeto "Sustentabilidade" nas mais diversas áreas do conhecimento. Refletiram sobre a importância do respeito à vida de todas as espécies e como preservar os recursos naturais do planeta. No LIE os alunos construiram um hipertexto mostrando alguns dos direitos da Terra e formas sustentáveis de assegurar a vida no nosso planeta.
A partir da história "A galinha d'angola, ouvida na contação de histórias, os alunos da turma 2ºA e a professora Mari resolveram fazer uma colcha de retalhos para mostrar que a união de vários pedaços formam um todo. Com isso, eles querem que todos se conscientizem que deve haver respeito às várias raças, culturas, crenças e que valorizem as diferentes contribuições presentes na formação do nosso povo. Embora seja o dia 20 de novembro destinado à Consciência Negra, é preciso vivenciar isso todos os dias. Afinal, independente de raça ou crença, somos todos iguais, somos seres humanos, e juntos podemos fazer a humanidade melhor!
Estamos chegando ao final de um ano cheio de aprendizagens, acontecimentos importantes e memoráveis vividos por nossa escola. Então, é hora de recordar!